top of page

CLÍNICA DA LINGUAGEM

Vamos refletir juntos?

WhatsApp Image 2022-01-06 at 17.35.20 (1).jpeg

Eis que a tão esperada FALA está prestes a acontecer em seu filho e a linguagem passará a se tornar visível. Mas que graça poder explicar às famílias que desde o princípio a linguagem, o Verbo, já está aí. Desde o primeiro dia de seu filho em seu ventre. Como compreender isso? Vou explicar.

Considerando Lecours (1997) a clínica da linguagem entende que a linguagem é resultado de uma atividade nervosa complexa - sistema nervoso em desenvolvimento - que permite a comunicação interindividual de estados psíquicos, através da codificação palavras faladas ou escritas, gestos e expressões ou sinais em LIBRAS. Estes meios de comunicação simbolizam esses estados psíquicos de acordo com uma convenção própria de uma comunidade linguística (falantes do Português Brasileiro, Inglês, LIBRAS etc…).

Então, compreende-se que desde o primeiro sinal concreto de existência de seu filho a linguagem já havia iniciado seu rico percurso de desenvolvimento. A estrutura biológica avança a todo o vapor e vocês pais participam ativamente para complementar esse processo, com auxílio na significação e simbolização. O que quero dizer com isso? Quero apresentar a você que a linguagem não inicia a partir da primeira e tão esperada palavra falada de seu filho.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” (São João 1, 1). Eis que a Sagrada Escritura nos ajuda a recordar que a nossa identidade mais profunda de filhos de Deus está registrada em nosso DNA. O ser humano recebeu a graça de desenvolver a LINGUAGEM HUMANA. Por meio da linguagem, nós nos relacionamos, compreendemos e significamos nossos primeiros passos. Conhecemos que o amor pode ser definido em uma única palavra - mamãe - ou nos expressar quando não gostamos de algo - “Não quero/ Não quero”.

Quão belo é compreender, então, que há uma especialidade na Fonoaudiologia que cuida da linguagem de seu filho, não é mesmo? Para que ele possa ganhar o mundo sendo ele mesmo! Existem muitas expectativas sobre a fala da criança e cabe a nós, especialistas da clínica da linguagem, ajudar as famílias a compreender que a dignidade humana de seus filhos está em pleno desenvolvimento e será expressa a cada ato de brincadeira, compreensão, som, gesto, palavras e ações. Mas para que essa linguagem receptiva (compreensão) e expressiva (fala/escrita/sinalização) aconteça é preciso ter uma estrutura biológica e familiar saudável - é o que chamamos de perspectiva biopsicosocial sobre o desenvolvimento da linguagem.

 

O fonoaudiólogo especialista da linguagem está a serviço do desenvolvimento das primeiras habilidades comunicativas, em especial as sensoriais, como atenção e compreensão do que se escuta, vê, toca, experimenta com aromas e sabores… Ele auxilia a criança a aprender a transformar essas sensações em percepções e formular associações efetivas. Cabe ao fonoaudiólogo explicar às famílias que a PALAVRA é apenas um rótulo para essas sensações e que há como pano de fundo - e de base - um rico desenvolvimento do processamento gramatical (contexto), dos sons ambientais e da língua, de vocabulário (significados) e habilidades para interação entre as pessoas (pragmática).

 

A clínica da linguagem está à disposição para ajudar a encontrar onde o galho dessa árvore em pleno desenvolvimento se rompeu. Há crianças que precisam de ajuda em seu perfil sensorial, outras com os sons da fala, outras com alimentação, outras com compreensão do que é dito, outras com a organização para se explicar ou contar uma história e tantos outros galhos que estão por vir, para que essa árvore possa estar cheia de vida e expressar em sua existência o amor - o Verbo - de ser um filho de Deus.

 

Família, estão preocupados com o desenvolvimento de linguagem e desenvolvimento integral de seu filho? Estou aqui para servir e ajudá-los a caminhar juntos. 

 

Conte comigo.  Sou especialista da clínica da linguagem e te ajudo a compreender seu filho e ajudá-lo a se fazer compreendido.

A linguagem não começa na primeira palavra!

  • Apraxia

  • Transtorno da Coordenação Motora

  • Transtorno de Linguagem

  • Transtorno do Desenvolvimento da Aprendizagem com alteração da leitura e da escrita

  • Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem

  • Transtorno Fonológico

  • Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Áreas de atuação:

bottom of page